top of page

COMO FUNCIONA O SAQUE-ANIVERSÁRIO?

O Fundo de Garantia é um direito seu, todo mês o seu patrão deposita o FGTS na sua conta, correto?

 

Por regra, antes de 2019, você trabalhador só poderia tirar / sacar o FGTS em 3 ocasiões:

 

  1. QUANDO SE APOSENTA;

  2. QUANDO É DEMITIDO;

  3. DIANTE DE UMA CALAMIDADE PÚBLICA POR DECRETO DO GOVERNO

 

Com a regulamentação do Saque-Aniversário em 2019, o nome já diz: todo ano no mês do seu aniversário, o trabalhador pode sacar de 1 a 2 salários-mínimos do saldo do seu FUNDO DE GARANTIA.

 

Por exemplo: se você possui um saldo de 30 mil reais de FGTS, todo ano você pode ir até a Caixa Econômica Federal e sacar de 1.320 a 2.640 reais desse seu saldo de 30 mil. Sendo assim, por lógica, você levaria até 22 anos pra sacar todo o seu saldo de 30 mil...

 

Pra liberar o seu saque-aniversário é fácil!

Basta você baixar o aplicativo do FGTS na sua loja de aplicativo, colocar seu CPF / criar uma conta e lá dentro do aplicativo optar pelo Saque-Aniversário. Pronto! Assim você já pode sacar todo ano, no mês do seu aniversário, de 1 a 2 salários-mínimos do seu saldo, direto lá na Caixa Econômica Federal.

Ou, se você for correntista da Caixa, esse valor irá ser depositado automaticamente na sua conta.

 

É preciso deixar claro que, pelas regrinhas atuais do saque-aniversário do FGTS (pelo menos até a data da postagem desse conteúdo), uma vez que você optar pelo saque-aniversário, você abre mão do benefício do saque-rescisão. Sendo assim, se nesse meio tempo você ganhar a conta por exemplo, você não poderá sacar todo o montante do seu saldo junto com a multa rescisória.

bottom of page